Nove pessoas foram detidas na operação “Narcos”, deflagrada pela Polícia Civil em 14 municípios do Norte de Minas Gerais, com o objetivo de combater o tráfico de drogas. Os resultados da ação foram apresentados em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (12), em Montes Claros (MG). Durante o cumprimento de um dos 25 mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram, com a ajuda de um cão farejador, meio quilo de maconha no fundo falso de um guarda-roupas, em Taiobeiras (MG). Foram apreendidos ainda dinheiro, joias e várias porções de drogas e dois veículos.
O chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, delegado Jurandir Rodrigues, explica que as ações foram coordenadas pelas delegacias regionais de Januária, Janaúba e Taiobeiras. Ele defende que, além das prisões e apreensões, a realização de ações coordenadas e integradas têm como resultado o aumento da segurança e a prevenção à criminalidade. O 11º DPC abrange 77 municípios.
“Foram presos seis maiores e apreendidos três menores, que atuavam no tráfico de drogas nos locais onde foram detidos. A grande maioria tem passagem por tráfico e porte de arma de fogo”, explica Jurandir Rodrigues. Os adolescentes têm 17 anos e os demais têm idades até 25 anos, o que caracteriza a realidade do Brasil. As prisões ocorreram em Monte Azul, janaúba, Porteirinha, Espinosa, Manga, Brasília de Minas e Taiobeiras.
Os locais onde os mandados foram cumpridos estavam sendo monitorados pela Polícia Civil, alguns já foram alvo de ações anteriores. Segundo a Polícia Civil, os dois veículos apreendidos eram usados para possibilitar a venda dos entorpecentes.
“O tráfico de drogas é uma grande preocupação, já que acaba sendo um gatilho para outros crimes de natureza violenta, como roubos, furtos e homicídios”, completa o delegado regional de Taiobeiras, Gildeilson Almeida.
Os detidos e os materiais foram levados para as delegacias regionais.
Por Michelly Oda
G1