Idoso de 87 anos é assassinado e estuprado dentro de casa no Norte de Minas

Um idoso de 87 anos foi assassinado dentro de casa durante uma tentativa de assalto em Montes Claros, na noite dessa sexta-feira (2). De acordo com o boletim de ocorrência, o criminoso entrou na residência pulando o muro, arrombou uma das portas e foi até o quarto onde a vítima dormia.

Inicialmente, ele abriu a porta do guarda-roupas em busca de objeto de valor e depois subiu em cima do idoso e começou a esganá-lo. Em seguida, ele deixou a vítima na cama e voltou a procurar objetos pela casa. Ao perceber que o idoso ainda apresentava sinais vitais, o homem o esganou novamente por mais duas vezes e o agrediu com socos. O idoso também foi estuprado durante o crime. Segundo a polícia, toda a ação do criminoso foi gravada por câmeras, que tinham sido instaladas pela família dentro do quarto do idoso para monitorá-lo porque ele tinha alzheimer e estava acamado.

Ainda de acordo com a PM, o filho da vítima chegou no imóvel e entrou em luta corporal com o autor. Um vizinho escutou os gritos e também tentou ajudar o filho a contê-lo, mas o homem conseguiu fugir sem levar nenhum objeto da casa.

O imóvel fica no Bairro Jardim São Luiz e o homem foi encontrado na Avenida José Correia Machado durante um rastreamento da Polícia Militar. “Várias guarnições foram para locais distintos e uma equipe de choque localizou esse autor que estava dentro de um lote, onde tinha um matagal. O sargento que estava a frente da equipe deu ordem para que o autor saísse e se entregasse. Inicialmente, ele resistiu a prisão e os policiais usaram força necessária para prendê-lo”, explicou o tenente da PM, Rafael Rabelo. O homem confessou a dinâmica do crime e foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

A perícia foi acionada e apreendeu o HD com as imagens do crime, roupas e outros objetos. A delegada responsável pelo caso, Maria Angelica Almeida Prado, informou ao G1 que o autor deve ser ouvido na tarde desse sábado (3) e será autuado pelos crimes de latrocínio e estupro de vulnerável, já que o idoso estava acamado. Inicialmente, a delegada disse que ele seria autuado por vilipêndio ao cadáver, mas segundo ela o legista constatou que a vítima ainda estava viva quando foi abusada sexualmente.

“A pena pode chegar até 45 anos de reclusão e ele será encaminhado para o Presídio Regional de Montes Claros. Já foi feita a perícia na casa e recolhemos as imagens do HD”, disse. O corpo do idoso foi levado para o Instituto Médico Legal.

O homem já tinha passagens por ameaça, furto e roubo. A delegada explicou que ele estava com um mandado de prisão em aberto por roubo. Esse crime foi em 2014 e a vítima também era um idoso, de 94 anos.

“Na época, ele entrou na casa do idoso no Bairro São Geraldo, o agrediu com vários socos na cabeça e roubou R$ 6 mil. O idoso foi deixado ensanguentado em cima da cama e foi socorrido pelos bombeiros”.

Por Marina Pereira, G1 Grande Minas