Guanambi: Hospital regional faz captação de órgãos no primeiro dia de 2020

A Central Estadual de Transplantes, vinculada a Sesab, deslocou uma equipe para o Hospital Regional de Guanambi para captação de órgãos em um paciente internado desde o dia 22 de dezembro, vítima de queda de moto.

A equipe liderada pelo Dr. Paolo Andrade Ladeia realizou na tarde desta quarta-feira (1.º) a retirada dos rins, fígado, córneas e coração. Deste último órgão apenas as válvulas cardíacas são aproveitadas. Além da equipe da Central de Transplantes, Dr. Marlindo Fernandes foi o único profissional do Hospital Regional de Guanambi a participar.

As córneas beneficiarão dois pacientes, rins dois pacientes, fígado um paciente e o coração será enviado para Curitiba para aproveitar as suas quatro válvulas.

O paciente doador de nome Irineu Martins Brito, 29 anos de idade foi vítima de acidente de motocicleta dia 22 de dezembro. Esta é a terceira operação do tipo realizada no HRG e segundo a diretora da unidade, será emitido um boletim informativo sobre o caso.

Duas outras doações já foram realizadas no Hospital Regional: A em 2014 quando a vereadora do município de Malhada Ana Pereira das Neves Leão (Ana Leão) teve seus órgãos doados e a segunda em 2018 quando uma vítima de AVC doou rins, fígado e válvulas cardíacas.

Definitivamente, Guanambi se consolida como polo de saúde, referencia em alta complexidade.


Por Bonny Silva