Dois casos suspeitos de Coronavírus são investigados no município de São Félix do Coribe

Dois casos suspeitos de Coronavírus são investigados no município de São Félix do Coribe

Por Portal Folha do Vale

Dois casos suspeitos do novo coronavírus (Codvid-19) estão sendo investigados em São Félix do Coribe, na região Oeste da Bahia.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Ana da Silva Ferreira, trata-se de um casal apresentando quadro clinico de síndrome gripal, que relataram viagem recentemente em Cruzeiro Marítimo (Santos-Montevidéu, Buenos Aires-Punta Del Leste- Santos) entre os dias 1/3 e  e 8//3, cuja tripulação seria de origem italiana e camareiros asiáticos.

Os pacientes foram atendidos no Hospital Municipal Dr José Bastos, na segunda-feira (9).  A unidade prestou a assistência necessária, seguida de notificação dos casos, mantendo o casal em isolamento domiciliar (quarentena). Após avaliação da diretora clínica e orientação do caso pela CIEVS-Bahia e Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia-SUVISA, os pacientes aguardam em domicílio coleta dos exames e procedimentos necessários.

Confira a Nota

A Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Coribe-BA vem através de Nota Oficial, esclarecer e prestar informações a população quanto ao CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS (COVID-19) ocorrido no dia 09/03/2020. Trata-se de um casal apresentando o quadro clínico de síndrome gripal e relatando viagem recente em cruzeiro marítimo (roteiro: Santos – Montevidéu – Buenos Aires – Punta del Leste –Santos) entre os dias 01/03/2020 e 08/03/2020, cuja tripulação seria de origem italiana e camareiros asiáticos. O primeiro atendimento ocorreu no Hospital Municipal Dr José Bastos, deste município, em  09/03/2020, onde foi prestada assistência necessária, seguida de notificação dos casos e mantendo-os em isolamento domiciliar (quarentena), seguindo assim, todas as instruções de Manejo Clínico do Coronavírus,  do Ministério da Saúde. Após avaliação da diretora Clínica e orientação do caso pela CIEVS-Bahia e Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do stado da Bahia-SUVISA, os pacientes aguardam em domicílio coleta dos exames e procedimentos necessários. Segundo Ministério da Saúde, é classificado caso suspeito paciente apresenta quadro clínico de febre associada a sintoma respiratório, com histórico de viagem (nos últimos 14 dias) para regiões monitoradas: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Iran e Emirados Árabes Unidos. É importante que a população também se informe sobre a doença, conheça os sintomas,  saiba Como se prevenir e evite a propagação de fake News. Para tranquilização da população todas as ações de medidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde . Nos disponibilizamos para maiores esclarecimentos.EDIÇÃO: MATEUS SOUZA