Bahia tem 640 casos de Covid-19; 21 mortes foram confirmadas no estado

Bahia confirmou mais 19 casos da doença — Foto: Reprodução/TV Globo

A Bahia registrou cinco novos casos confirmados de coronavírus e, com isso, o estado passa a ter 640 pessoas infectadas. A informação foi divulgada no final da tarde deste sábado (11), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dos casos confirmados, 66 são profissionais de saúde, sendo 17 médicos.​​

Ainda segundo a Sesab, até o momento, 3.405 casos foram descartados e houve 21 óbitos, sendo 11 do município de Salvador e dez nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1).

Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 60 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.​​

Ainda de acordo com a Sesab, este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado.

De acordo com o boletim da Sesab, os novos casos foram registrados nas cidades de Coaraci (1), Feira de Santana (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Juazeiro (2), Luís Eduardo Magalhães (1), Lauro de Freitas (2), Porto Seguro (1), Salvador (12), Teixeira de Freitas (1), Vera Cruz (1) e Capim Grosso (1).

Com isso, as cidades de Capim Grosso, Luís Eduardo Magalhães e Vera Cruz passaram a ter casos confirmados da doença.

Até a noite deste sábado, 70 municípios da Bahia já registraram casos confirmados de pacientes infectados pelo Covid-19. São eles: Adustina (1), Alagoinhas (5), Araci (1), Aurelino Leal (1), Barra (2), Barra do Choça (1), Barra do Rocha (3), Barreiras (1), Belmonte (2), Brumado (8), Cachoeira (1), Camacan (1), Camaçari (10), Campo Formoso (1), Canarana (1), Candeias (1), Cansanção (1), Capim Grosso (1) Catu (2), Coaraci (2), Conceição do Coité (2), Conceição do Jacuípe (1), Conde (1), Dias D’Ávila (2), Euclides da Cunha (1), Feira de Santana (42), Gandu (1), Gongogi (1), Ibirataia (3), Ibotirama (1), Ilhéus (29), Ipiaú (12), Itabuna (20), Itagi (1), Itagibá (3), Itajuípe (4), Itamaraju (1), Itapebi (1), Itapetinga (4), Itarantim (1), Itatim (1), Itororó (4), Ituberá (1), Jaguaquara (1), Jequié (1), Juazeiro (5), Lauro de Freitas (19), Medeiros Neto (1), Nova Soure (1), Palmeiras (1), Piripá (1), Pojuca (1), Porto Seguro (11), Prado (4), Rio do Pires (1),Salvador (353), Santa Cruz Cabrália (5), Santa Luzia (1), Santa Maria da Vitória (1), São Domingos (1), São Francisco do Conde (1), Serrinha (3), Simões Filho (3), Teixeira de Freitas (4), Ubatã (4), Uruçuca (9), Utinga (1), Vera Cruz (1) e Vitória da Conquista (14)

Mortes

A primeira morte no estado foi notificada no dia 29 de março. Era um homem de 74 anos, residente em Salvador, que estava internado no Hospital da Bahia, com outras doenças associadas. Ele era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar.

A segunda morte foi registrada no dia 30 de março. O paciente era um idoso de 64 anos que estava internado no Hospital Aliança, unidade particular da capital baiana. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, detalhou que o paciente era diabético e hipertenso.

A terceira foi divulgada na última quinta-feira (2). O paciente era um homem de 88 anos, diabético, cardiopatia em uso de marca passo e tabagista até os 40 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Bahia desde o dia 23 de março.

A quarta, quinta e sexta morte foram divulgadas na manhã de sexta. O primeiro paciente era um homem de 79 anos que estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador, desde o último dia 15. O segundo foi uma paciente era uma mulher de 44 anos, hipertensa, asmática e obesa, que estava internada em um hospital público de Salvador, desde 24 de março. O terceiro caso foi um homem de 80 anos, com doença cardíaca preexistente, residente de Utinga, município do centro sul baiano, localizado na região da Chapada Diamantina.

A sétima e a oitava morte foram divulgadas no sábado (4). A primeira paciente era uma mulher de 28 anos e havia dado à luz há cerca de uma semana. Foi a paciente mais jovem na Bahia que morreu infectada com a Covid-19. O oitavo caso foi um homem de 55 anos, que apresentou febre, tosse, dispneia e dor de garganta. Esteve internado em um hospital particular no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

A nona morte foi confirmada neste domingo (5). O paciente era um idoso de 87 anos e residente de Salvador. Ele estava internado em um hospital público da capital baiana e morreu na sexta (3).

décima morte foi anunciada na manhã desta segunda-feira (6). A paciente tinha hipertensão, obesidade e histórico de pneumopatia não especificada. Ela morava em Salvador e foi internada no dia 25 de março em um hospital público da capital baiana.

11ª morte foi anunciada na manhã desta terça-feira (7). O paciente era um homem de 64 anos e estava internado em um hospital público de Salvador. Segundo a Sesab, o paciente era diabético e tinha problemas cardíacos. Ele morava na capital baiana, e foi internado em 24 de março.

12ª morte e a 13ª foram confirmadas na tarde de terça (7). Os pacientes eram homens com 26 e 53 anos, ambos com doenças preexistentes e que estavam internados em estado grave em um hospital público da capital baiana. Eles eram residentes das cidades de Adustina e Lauro de Freitas.

14ª morte foi anunciada pela Sesab no final da tarde de terça (7). A paciente era uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes.

15ª morte foi confirmada na manhã desta quarta-feira (8). O paciente era um homem de 96 anos, com histórico de insuficiência renal crônica e hipertensão. Horas depois, a Sesab confirmou a 16ª morte na Bahia. O paciente era um homem de 76 anos, morador do município de Araci.

17ª e 18ª morte foram confirmadas na noite de quarta (8). As pacientes são dos municípios de Ipiaú e Uruçuca. O primeiro caso é de uma idosa de 72 anos e o segundo é também de uma idosa que não teve a idade detalhada. Ambas eram cardiopatas e estavam internadas em hospitais públicos.

19ª morte foi divulgada na manhã desta quinta-feira (9). O paciente era um homem de 65 anos que morava em Ilhéus, no sul baiano, e tinha histórico de pneumopatia crônica. Ele foi internado no dia 4 de abril em um hospital público de Ilhéus e morreu no dia seguinte. O resultado do exame laboratorial que confirmou o diagnóstico para Covid-19 foi divulgado na noite da última quarta-feira (8).

20ª morte foi confirmada a noite de sexta-feira (10). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o paciente era um idoso de 71 anos que morava em Gongogi, no sul baiano, e tinha histórico de diabetes.

21ª morte foi registrada neste sábado. O paciente tinha 35 anos, era morador do Rio de janeiro, mas estava internado no Hospital Aeroporto, em lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Por G1 BA