Primeiras chuvas devem cair na região de Guanambi em meados de outubro

Ainda falta muito para o fim do inverno e o início da primavera, estação onde normalmente ocorrem as primeiras chuvas na região de Guanambi, no semiárido baiano. No entanto, as previsões de logo prazo começam a aportar o início do período chuvoso.

Os modelos meteorológicos analisados nos últimos 10 dias pela Agência Sertão estão indicando chuva somente ao fim da primeira quinzena de outubro na região. As previsões apontam que o mês de setembro deve ser seco, podendo chover apenas de forma isolada em algumas regiões.

Se essas tendências se confirmarem, as primeiras chuvas significativas de 2020 devem ocorrer em data próxima ao fim da estiagem agrícola de 2019. No último 22 de outubro, choveu 19 mm em Guanambi após 192 dias sem chuvas significativas.

Os modelos, no entanto, não permitem ainda prever como será o padrão de chuvas na região nessa próxima temporada. Não se sabe ainda se o padrão da última temporada chuvosa será repetido, com poucas chuvas nos últimos meses do ano e muita chuva a partir de janeiro, ou se vai chover com regularidade no decorrer da primavera e início do verão.

Vale ressaltar que o cenário pode mudar de acordo com as alterações nas condições e nos fenômenos climáticos que regulam o período de chuva. Os modelos apontam tendências que geralmente sofrem alterações. As últimas análises internacionais indicam que há o que se chama no momento de “possível La Niña em observação”. Caso se confirme, a tendência é de o outubro-novembro-dezembro seja mais chuvoso que o normal no centro e norte do Brasil e com um pouco mais seco em São Paulo, Mato Grosso do Sul e toda a Região Sul.

Enquanto a chuva não vem, as temperaturas amenas continuam prevalecendo na região. No último sábado (25) foi registrada a menor temperatura do ano em Guanambi. Os termômetros marcaram 15,7º.

Por Tiago Marques/Agência Sertão