
Em Guanambi, no dia 19/05/21, foi realizada a primeira cirurgia de altíssima complexidade para a reconstrução dos ossos da face. Trata-se de uma cirurgia inédita em toda região.
O paciente foi um candibense identificado como Eutico Neves Cruz, de 28 anos, que se envolveu em um acidente no dia 11 deste mês, na BR-122, em Guanambi. No acidente Eutico fraturou todos os ossos da face.
O caso foi operado pelo Dr. Yuri Slusarenko (CROBA 20189), Cirurgião Bucomaxilofacial em Guanambi. Foram utilizados mais de 50 parafusos, 15 placas e 1 tela de titânio. O procedimento foi realizado no Hospital Nova Aliança e durou cerca de 10 horas sob comando do Dr. Yuri Slusarenko Bucomaxilofacial e excelente equipe de anestesistas do Hospital (Dr. Luia e Dr. Renato).
O principal acesso cirúrgico para esse tipo de cirurgia é chamado de “acesso coronal”. O cirurgião realiza uma incisão precisa na região da cabeça, que se estende de orelha a orelha, e descola todo o couro cabeludo, testa, sobrancelhas, nariz, olhos e maçã do rosto, ou seja, o rosto é completamente separado dos ossos para a visualização e tratamento das fraturas da região superior e média da face.
Também foi realizada uma reconstrução total do chão do olho pois quando essa região é quebrada, o globo ocular fica mal posicionado (distopia) e o paciente passa enxergar tudo duplo (diplopia). Ele vê 2 objetos quando na verdade é apenas 1. Além disso, o nariz e a maxila também tiveram que ser reconstruídos, devolvendo ao paciente a capacidade de respirar e mastigar novamente.
É uma cirurgia altamente avançada e detalhista, visto que aborda estruturas nobres como os olhos, importantes vasos sanguíneos e nervos que movimentam e dão sensibilidade para todo o rosto. O procedimento foi um sucesso e o paciente se recupera muito bem.
É muito bom saber que Guanambi agora conta com esse nível de tratamento, não sendo mais necessário que os pacientes tenham que viajar para grandes centros para resolver os seus problemas. Guanambi conta com Hospitais capazes de receber esses casos e com o Dr. Yuri Slusarenko para conduzi-los.
O Dr. Yuri Slusarenko tem Residência Hospitalar, Especialização, Mestrado, Doutorado (Ph.D.) e Pós-doutorado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP (Universidade de São Paulo).
Fonte: ASCOM