Dupla é presa suspeita de falsificar documentos para abrir contas bancária no sudoeste da Bahia

Dupla é presa suspeita de falsificar documentos para abrir contas no sudoeste da Bahia — Foto: Divulgação / SSP-BA

Dois homens suspeitos de aplicar golpes financeiros foram presos no município de Jequié, que fica no sudoeste da Bahia, após denúncias. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a dupla preenchia propostas falsas para aberturas de contas em bancos digitais.

A prisão dos dois homens, que não tiveram as identidades reveladas, ocorreu na terça-feira (6), e foi efetuada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central.

“Recebemos a informação de moradores sobre esses suspeitos. Fomos até o local informado, onde flagramos eles com diversos documentos falsificados”, disse o comandante DA Cipe Central, major Ricardo Silva.

Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) de Jequié, delegado Ivan Lessa, a dupla conseguia informações de dados cadastrais pela internet, como CPF, e depois falsificava os documentos.

“Em seguida eles buscavam bancos digitais e apresentavam propostas para aberturas de contas bancárias na tentativa de conseguirem créditos. Isso foi o que levantamos nesse primeiro momento. Confirmaram que alcançaram algumas contas e que, segundo eles, tiveram ganho de pouco mais de R$ 3 mil”, explicou o delegado.

Ainda conforme Ivan Lessa, as investigações estão em fase inicial e novas diligências e contatos – incluindo com o Banco Central – serão realizados. “Agora vamos destrinchar para saber quantas contas bancárias foram abertas e se abriram crediários ou créditos em estabelecimentos comerciais em Jequié. Há toda uma cadeia investigativa para ser feita”, completou.

Os dois homens foram autuados pelo crime de falsificação de documento público em concurso de pessoas. Com eles foram apreendidos documentos falsos, um notebook e uma impressora – usados para a falsificação das documentações -, cópias de propostas em branco, cédula de identidade em branco, 20 aparelhos celulares, 35 chips telefônicos, um carro e uma motocicleta.

Por G1 BA