O governador da Bahia, Rui Costa, disse, na noite desta terça-feira (13), que as aulas da rede pública de ensino da Bahia serão retomadas, de modo semipresencial, no dia 26 de julho. O anúncio foi feito durante o programa Papo Correria, encontro virtual em que o Rui Costa responde a perguntas em uma transmissão online.
Rui Costa informou que as aulas vão ocorrer de forma híbrida – parte presencial e parte remota – e em dias alternados. O gestor afirmou que ainda não há previsão de quando as aulas voltarão a ser 100% presenciais.
O governador revelou ainda que as salas de aula terão 50% da capacidade ocupada e divisão de grupos será por ordem alfabética.
Rui Costa também falou sobre a necessidade de resolver um problema com aposentadorias na rede pública. O gestor informou que fará a ampliação da carga horária de professores de 20h para 40h semanais.
Também afirmou que vai convocar os professores aprovados na seleção do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) de 2019, e dos aprovados no concurso público de 2017.
Sobre a aplicação da 2ª dose para os funcionários da Educação, Rui Costa disse que avalia tecnicamente a possibilidade com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Durante o programa, ele também garantiu a oferta de transporte, alimentação escolar reforçada, internet com wi-fi de qualidade e auxílio presença aos alunos da rede estadual de ensino.
As aulas presenciais estão suspensas na Bahia desde março do ano passado, quando o estado registrava pouco mais de 10 casos confirmados de Covid-19.
Câmeras nos coletes de policiais
Durante o Papo Correria, Rui Costa disse que vai ampliar o sistema de videomonitoramento e de comunicação da segurança pública.
Segundo Rui Costa será implantados câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos das cidades baianas. Os equipamentos também também instalados em algumas viaturas e nos fardamentos de policiais militares e civis.
“Nós vamos implementar o monitoramento de vídeo. No monitoramento de vídeo, passa inclusive pelo monitoramento e filmagem não só nas viaturas da PM, também não dar para ser a tropa inteira, porque são 32 mil homens, mas em operações específicas vai ter nas viaturas e nos coletes dos policiais, câmeras filmando a operação”.
“Isso vai ser feito assim como câmeras nas estradas, nas cidades, nas estações de metrôs, nos hospitais, nos postos de saúde, enfim”, contou.
O governador afirmou que vai assinar o contrato para a realização da licitação do sistema de vídeo-monitoramento da polícia baiana ainda neste mês.
“Inicialmente, nós vamos implantar esse sistema em quase 80 cidades da Bahia”.
Rui também revelou que autorizou a convocação do contingente residual de aprovados no último concurso da Polícia Civil e que outro concurso terá os preparativos iniciados. As secretarias da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP) vão organizar o certame para que 1 mil vagas sejam oferecidas.
“Serão 100 vagas para delegados, 100 vagas para escrivães e 800 vagas para agentes da Polícia Civil”, finalizou.
Reprovação da Lei Rouanet
O governador da Bahia comentou sobre o parecer técnico da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que citou Deus para reprovar o pedido de apoio do Festival de Jazz do Capão, realizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O documento da Funarte também menciona uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como “um festival antifascista e pela democracia”, para embasar o parecer de indeferimento do pedido.
Sputnik V
Rui Costa disse que a carga com as primeiras doses da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, que estava prevista para chegar ao estado no início de julho, deverá desembarcar em 15 dias na Bahia.
O governador ainda falou que acredita que todos os baianos com mais de 12 anos devem receber as duas doses da vacina contra Covid-19 até dezembro deste ano.
“Já vacinamos cinco milhões e, com a Sputnik, seriam 10 milhões de baianos vacinados. Nós temos 15 milhões de habitantes e, desses 15 milhões, uma parte é menor de idade, menor de 12 anos. Portanto, ficaríamos muito próximo da imunização de toda a população vacilável. Minha expectativa é que a até dezembro a gente consiga”, afirmou.
O consórcio de governadores do Nordeste formalizou, em março deste ano, a aquisição de 37 milhões de doses da Sputnik V. Em junho, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou, com restrições, a importação da vacina.
Inicialmente, os imunizantes estarão disponíveis para somente 1% da população dos estados do Nordeste que solicitaram a vacina à Anvisa: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.
Por G1 BA