Estudante quilombola de Candiba realiza sonho após ser aprovada em medicina na UFPEL

Estudante quilombola de Candiba realiza sonho após ser aprovada em medicina na UFPEL

Estudante quilombola da Bahia realiza sonho após ser aprovada em medicina na UFPEL — Foto: Divulgação

A estudante Carlúcia Alves Ferreira, de 21 anos, trouxe para a comunidade quilombola Lagoa dos Anjos, no município de Candiba, no centro-sul da Bahia, uma grande notícia. A baiana foi aprovada no vestibular para medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul.

Carlúcia Ferreira se preparou durante dois anos. O clima seco e quente do semiárido baiano e as dificuldades encontradas ao decorrer da sua história lapidaram a quilombola, que encontrou na força ancestral a motivação para criar rotinas intensas de estudos e enfrentar os desafios.

Matriculada no curso, as aulas começaram na modalidade EAD, por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Comecei a estudar em casa, com auxílio das plataformas gratuitas e dos conteúdos do projeto Enem 100%. Estudava de segunda a sábado, fazia duas redações e um simulado por semana”, contou a estudante.

“Tive o apoio irrestrito de professores da escola, em especial a professora de redação Vina Queiroz, que se reunia comigo para pensar estratégias de estudos e transmitir”, lembrou.

Após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Antônio Batista, em 2019, Carlúcia Ferreira foi aprovada no curso de enfermagem da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). No entanto, contrariando muitos conselhos, cancelou a matrícula para continuar em busca do seu sonho, que era passar em medicina.

Por G1 BA