O Rio Mosquito transbordou e deixou ruas e casas de Porteirinha, no Norte de Minas, debaixo d’água nessa sexta-feira (24). Cerca de 30 famílias tiveram que sair de casa no momento da enchente e não houve feridos.
O Bairro Renascença foi um dos mais atingidos e as famílias fizeram uma força-tarefa para salvar móveis e eletrodomésticos. No Bairro Cidade Alta, uma casa desabou e cinco foram atingidas por deslizamento de terra.
A dona de casa Marilza Maria de Jesus conta que percebeu a água subindo muito rápido e a única coisa que pensou foi em salvar os quatro filhos.
“Saí de pressa né porque eu não tinha como ficar naquela situação com as crianças, com a casa inundando. O único jeito foi sair de casa”.
A água também invadiu um asilo e 23 idosos precisaram ser retirados às pressas. Eles foram levados para um abrigo da Prefeitura, mas já retornaram para o asilo e não ficaram feridos.
De acordo com a Defesa Civil do município, 12 pessoas permanecem alojadas em uma escola. No boletim da Defesa Civil Estadual consta que há cinco desalojados na cidade e não tem famílias desabrigadas. A Prefeitura informou pelas redes sociais que foi decretada situação de emergência.
O nível da água abaixou na manhã deste sábado (25) e as famílias tentam recuperar o que restou e somam os prejuízos.
Por Daniel Cristian e Marina Pereira, g1 Grande Minas e Inter TV