Um homem identificado como Jairo Pereira Santos, 36 anos, foi preso por agentes da 22ª Coordenadoria de Polícia Regional do Interior (22ª Coorpin), na manhã desta quarta-feira (5), no Centro de Pindaí (BA). Ele é acusado de integrar uma quadrilha especializada em furto de tratores em Jales (SP).
Jairo foi preso por volta das 6h, na Rua Jonas Fernandes, mediante a um mandado de prisão temporária, expedido pela Justiça de Jales. No local a polícia apreendeu objetos de interesse da investigação, como celulares e documentações.
Jairo será recambiado para a cidade de Jales, onde está sendo apurado o fato.
Operação
A Operação “Máquina Pesada” foi deflagrada pela Polícia Civil de Jales, por meio de sua especializada, a DIG – Delegacia de Investigações Gerais, na manhã desta quarta-feira (5).
O objetivo da ação foi o combate aos furtos de tratores de grande porte, por conta de vários crimes dessa modalidade ocorridos na cidade de Jales e região. As investigações tiveram início no mês de abril deste ano.
Ao todo, foram cumpridos 9 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça de Jales. A operação contou com a participação de 34 policiais civis de Jales e de outras delegacias daquela região, além do apoio da polícia do estado da Bahia.
No estado de São Paulo, as buscas se concentraram nas cidades de Jales, São Francisco, Palmeira d’ Oeste, Araçatuba, Monções e Nova Castilho. Na Bahia, além de Pindaí a ação foi realizada na região de Livramento de Nossa Senhora.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificação de mais crimes praticados pela Organização Criminosa em questão.
Conforme a polícia, duas pessoas já tinham sido presas na investigação, que apontou que a quadrilha furtava tratores de prefeituras e de propriedades rurais do noroeste paulista e os vendia em cidades da Bahia.
Autor de homicídio ocorrido em 2015 no município de Pindaí
Jairo também é acusado de ter assassinado Julimar Carlos Rodrigues Brito, 27 anos. Julimar foi morto a tiros no dia 15 de novembro de 2015, em Pindaí. Após o crime Jairo fugiu, mas foi preso no dia 20 de abril do mesmo ano, em Diadema (SP).
Na época ele estava portando documentos falsos, porém diante das provas consistentes foi desmascarado.
Por: Portal Alô Pilões