Guanambi: Escritora portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) lançou seu primeiro livro: ‘Meu Foco é Viver’

Edição: Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

Alessandra Érica.

A escritora Alessandra Érica, portadora da doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), lançou seu primeiro livro de autoajuda neste domingo (03),  às 17h, na sua residência, rua Ana Angélica, 568, bairro Vomitamel, em Guanambi, com o título: Meu Foco é Viver. O livro é uma coletânea de textos relacionados a história de vida da escritora.

A abertura da cerimonia de lançamento foi feita por sua filha, Hellen Fernanda, que fez os agradecimentos pela presença de todos. “O livro tornou-se uma realização pra minha mãe pelo fato de ser professora, e continuar ensinando através da sua história em não deixar muitas pessoas desistir, não perder a fé, não é uma doença que vai te parar, não é porque você está acamado vai deixar de viver, de lutar. A vida é muito mais que isso. Então nesse livro, ela conta um pouquinho de não desistir, da sua vida desde à infância até os dias de hoje, mostrando toda essa trajetória, a sua  luta que era não só pra ela, mas para todos nós que convive com ela, porque não é fácil, mas acima de tudo ela está muito feliz e realizada por isso no dia de hoje. Espero que vocês façam um boa leitura e levem este aprendizado e que tenham em mente, não deixem um diagnóstico mudar sua vida”, expressa Hellen. 

Hellen Fernanda.

Colegas de turmas de Alessandra (Sandra) do Centro Educacional de Pindaí, fizeram homenagem através de uma carta composta de relatos e acontecimentos que aconteceram durante à vida estudantil, onde relataram o seu companheirismo e inteligência como estudante.

Houve também, homenagens dos colegas do Colégio Martins, local de trabalho antes de Alessandra (Tia Sandra) ser acometida pela doença. Eles relataram sobre sua criatividade e coragem em abraçar os projetos do colégio e relembraram dos seus feitos pela comunidade escolar, da sua determinação, coragem, resiliência e persistência.

A presidenta da Academia Guanambiense de Letras (AGL), Lajucy Donato, pontuou que a obra de Alessandra é especial porque não é um autor contando a história de alguém, uma história distante, ou contando fatos fictícios como de costume, ou até mesmo sentimentos e poesias. Uma pessoa, mesmo com despeito da sua condição física, resolveu continuar sendo educadora, e por isso, merece todo o respeito, tornando-se o orgulho da comunidade guanambiense. 

Lajucy Donato, presidenta AGL.

“Em nome da AGL quero trazer a nossa homenagem a você, e dizer que você que se dedicou a escrever esse livro, colocou toda a sua fé, resignação, resiliência, que se despiu de uma vaidade que nós temos e se expos ao mundo,  agora é do mundo, está deixando registrado a sua história que vai servir de reflexão, de lição de vida para cada um de nós. Muito obrigada, que Deus te abençoe muito, e que o seu foco continue sendo vida, que seus olhos continuem sendo esses mensageiros de amor, fé e de esperança”, expressou Lajucy Donato. 

O Pastor Nivaldo da cidade de Ibitira, trouxe a família para prestigiar o lançamento do livro e contou a sua história de superação através da fé, ocorrida em julho de 2011, com a participação de Alessandra e sua família. Seu relato de superação de uma prova de 11 anos e dois meses, foi para encorajar Alessandra diante da sua doença. 

Pastor Nivaldo.

O lançamento contou com a presença do deputado Federal Charles Fernandes, do prefeito de Guanambi Arnaldo Azevedo e do vereador Diego Pi. 

O lançamento foi prestigiado por mais de mil pessoas e para a primeira edição do livro Meu Foco é Viver, foi feita uma tiragem de 500 exemplares. Quem tiver interesse em adquirir um exemplar entrar em contato pelo: 77 9152-9148.

Trajetória da autora

A professora Alessandra Érica, nasceu em 1977. É natural de Pindaí. Casou em 1997, com Cleuber Charles. Em 1999, teve uma menina, a Hellen Fernanda, única filha. Em 2007, formou-se em pedagogia pela Uneb Guanambi. 

Trabalhou como professora por 08 anos na Universidade Infantil, e 11 anos na coordenação pedagógica do Colégio Martins. 

Há seis anos, em uma de suas caminhadas de rotina, percebeu uma falha em uma das suas pernas, o que lhe despertou para maiores cuidados com o corpo. Acreditando ser algo simples, apenas um enfraquecimento da musculatura, passou a fazer academia, pilates e fisioterapia, mas o problema só foi se intensificando. Buscou ajuda médica em Guanambi, Vitória da Conquista, Salvador, São Paulo, mas, sem sucesso. Foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença raríssima, inclusive, o físico britânico Stephen Hawking, morreu em 2018 por consequência desta mesma doença. Ela não tem tratamento, não tem cura e, segundo relatos médicos, os portadores falecem com 03 (três) anos após o diagnóstico, alguns conseguem viver até 5 anos, mas, Alessandra já viveu 6 anos após a descoberta da doença. 

Esta doença afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora gradual e irreversível, com perda da capacidade de falar, movimentar, engolir e até mesmo de respirar. 

Hoje, Alessandra só mexe os olhos, todos os membros do seu corpo estão paralisados. Com ajuda de um aparelho visual, Alessandra fala com a sua família, pois digita as palavras com os olhos, ela olha para a letra e a partir do seu olhar o aparelho capta e vai formando as palavras. 

Por meio dos olhos e com a ajuda deste aparelho e sempre deitada em uma cama, a professora Alessandra Érica escreveu o livro “Meu Foco é viver”, com 200 páginas, que descreve toda a sua trajetória e traz uma forte mensagem de inspiração para a vida.