Uma operação ambiental denominada como “Rotas da Fauna Chapada”, realizada entre 30 de outubro e 8 de novembro, resgatou 965 animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro na região da Chapada Diamantina.
A ação, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da 6ª Delegacia em Seabra (BA), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), teve como objetivo combater crimes ambientais na região. A operação focou nos municípios de Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Baixa Grande, Bonito e Utinga.
Durante ação, foram resgatados 965 animais silvestres mantidos em cativeiro e 51 galos que sofriam maus-tratos em uma rinha. Dos animais silvestres, 869 foram considerados aptos a retornar ao habitat natural e foram soltos em uma área de mata nativa preservada em Morro do Chapéu. Outros 86 animais, que não podiam ser devolvidos à natureza de imediato, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Cruz das Almas. Além disso, foram destruídas 1.348 gaiolas utilizadas como cativeiros.
As atividades resultaram em 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), nos quais os envolvidos se comprometeram a comparecer à Vara Especial Criminal das Comarcas competentes. O INEMA, após os trâmites dos TCOs, emitirá os Autos de Infração individualizados para os responsáveis.