Atleta de Urandi, Edilândia Araújo, conquista 4º lugar e alcança melhor resultado do Brasil no Mundial de Halterofilismo

A atleta Edilândia Araújo, natural de Urandi (BA), conquistou o melhor resultado do Brasil nas disputas desta quinta-feira (16) no Mundial de Halterofilismo, realizado no Cairo, Egito. A baiana terminou na quarta colocação na categoria acima de 86kg, alcançando o melhor desempenho do país no dia de competições.

Com o resultado, o Brasil manteve uma prata e dois bronzes no quadro de medalhas, ocupando a oitava posição geral. O desempenho consolida a melhor campanha brasileira em Mundiais de halterofilismo, superando o resultado de Dubai 2023, quando o país conquistou um ouro, um bronze e uma prata por equipes femininas.

Na prova, Edilândia obteve 148 kg como sua melhor marca entre três tentativas, superando sua colocação anterior, o 10º lugar conquistado no Mundial de 2023. O levantamento decisivo foi marcado por tensão: a arbitragem interrompeu a execução da atleta antes do término, mas ela teve direito a uma nova tentativa e confirmou o movimento com sucesso.

Com a marca, Edilândia estabeleceu um novo recorde brasileiro e das Américas, superando o antigo recorde de 146 kg, que também pertencia a ela, conquistado na etapa da Copa do Mundo do Chile, há dois meses.

O feito coloca a atleta de Urandi entre as principais referências do halterofilismo nas Américas e reforça o crescimento do Brasil na modalidade.

Foto:
Autor: Foto: Alessandra Cabral/CPB