Uma menina de dois anos morreu após ser vítima de uma picada de escorpião na madrugada desta quinta-feira (5), no Bairro Vila Telma, em Montes Claros. A criança chegou a ser levada ao Hospital Universitário Clemente de Faria, mas não resistiu. Segundo nota divulgada pelo hospital, a menina foi atendida em estado grave e não reagiu ao tratamento por ter chegado cerca de três horas após o incidente.
Familiares informaram que inicialmente levaram a criança ao Hospital Alpheu de Quadros, no Bairro Santo Antônio, o mais próximo de onde ocorreu a picada. A distância do local até o Bairro Vila Telma é de 2,4 km; de carro, o trajeto é percorrido em cerca de cinco minutos em condições normais. O G1 fez contato com uma tia da menina. Ela contou que os pais da criança a levaram por conta própria ao pronto-atendimento do Alpheu de Quadros.
O HU é o hospital referência em atendimentos a vítimas picadas por animais peçonhentos. Por meio de nota, a assessoria da unidade informou que o hospital fez o possível, mas ela não reagiu. “A paciente recebeu toda assistência adequada, inclusive com administração de soro antiescorpiônico, mas não resistiu”, afirma a nota.
Por Juliana Gorayeb, G1 Grande Minas