Uma menina do município de Carinhanha, no Oeste da Bahia, faleceu na madrugada deste sábado (14), no Hospital Regional de Guanambi (HRG), com suspeita de Leishmaniose Visceral (Calazar).
A vítima deu entrada no Hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha), em Carinhanha, na tarde da última quinta-feira, 11 de julho. Posteriormente, a adolescente foi transferida para o HRG, mas não resistiu.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Carinhanha, Valternan Almeida Pereira, relatou que é apenas um caso suspeito. Segundo ele, o material foi coletado e levado ao laboratório para constatar a real causa da morte da menina.
A Leishmaniose Visceral, conhecida também como Calazar, é uma doença preocupante no Brasil. Ela é causada pelo protozoário parasita Leishmania, que é transmitida pela picada de mosquitos-palha infectados. A doença pode afetar além de cachorros, outros animais e pessoas.
Os sintoma do Calazar são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos. Por ser transmitida de animais para pessoas, é uma doença muito preocupante.
Por: Mateus Souza-Portal Folha do Vale