Após 30 dias internada em Imperatriz, dona Raimunda, de 104 anos, deixou o Hospital Regional Materno Infantil com muitos aplausos, flores e muitas homenagens. Ela é a paciente mais idosa a vencer a Covid-19 no Maranhão.
“A gente queria agradecer todo cuidado e carinho que ela recebeu aqui, porque a gente [da família] não podia ver e confiamos muito em vocês. Então, a gente só tem a agradecer”, disse uma das netas, emocionada.
Dona Raimunda passou 18 dias na UTI e foi a primeira paciente da “Ala Covid-19” do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz e a terceira a receber alta.
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.