Do Portal Folha do Vale
Um possível caso de paciente com Coronavírus está sendo investigado na cidade de Jacaraci,na região Sudoeste da Bahia. Conforme apurou o veículo de comunicação, o suspeito é um japonês idoso que tinha retornado recentemente de uma viagem do Japão. Ele apresentou os sintomas como febre, tosse e dispnéia.
De acordo com informação colhida pela reportagem, o morador do distrito de Irundiara,zona rural, está internado na emergência do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, aguardando transferência para o Hospital Couto Maia, em Salvador, para prosseguimento da investigação diagnostica. A transferência ocorreu na madrugada desta quarta-feira (29), em uma UTI aérea.
A reportagem procurou a secretária de Saúde Michelly Souza Santana, na noite desta terça-feira (28), que emitiu uma nota.
Nota de Esclarecimento!
Um paciente suspeito de infecção pelo vírus “2019-nCov”, foi atendido e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, no município de Jacaraci.
O caso em questão se trata de um indivíduo que chegou do Japão no sábado (25 de Janeiro de 2020) e apresentou sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. Ressaltamos, que o paciente é Japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o vôo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica.
Todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da OMS – Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município.
O paciente está estável e já foi transferido, via sistema de regulação, para o Hospital Couto Maia em Salvador, onde serão realizados os exames complementares para definição do diagnóstico.
NOTA DA SESAB ENCAMINHADA AO PORTAL FOLHA DO VALE
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), afirmou nesta quarta-feira (29) que o idoso transferido na terça-feira (28) do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Jacaraci, na Bahia, para o Hospital Couto Maia, em Salvador, com suspeita inicial de Coronavírus, teve o caso descartado.
Na avaliação inicial da Sesab, o caso não se enquadra nos parâmetros colocados pelo Ministério da Saúde, com base nos protocolos internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O idoso, no entanto, segue em atenção e monitoramento. Com o quadro de síndrome aguda respiratória grave, o homem é cidadão japonês e vive no distrito de Irundiara. Recentemente, ele voltou do seu país de origem, que tem quatro casos oficiais da doença.
O Ministério da Saúde confirmou mais dois casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Com isso, já são três os possíveis registros de infecção pela nova doença em território nacional. O coronavírus matou 106 pessoas na China e infectou mais de 4 mil.