A Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica divulgou, nesta sexta-feira (22), um estudo que afirma que a lama da barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já contaminou o reservatório da Usina de Três Marias, no Rio São Francisco, na Região Central de Minas Gerais.
Segundo a ONG, a água analisada no trecho entre o reservatório de Retiro Baixo e o de Três Marias apresentou turbidez acima dos limites legais e concentrações altas de metais pesados, o que seria evidência da pluma de rejeitos.
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que faz a análise do estado, afirmou que os rejeitos chegaram a Retiro Baixo, mas que não a Três Marias.
De acordo com o Igam, os pontos de monitoramento dentro do reservatório de Três Marias não apontaram nenhum resultado fora das regras de qualidade da água.
A recomendação é que a população não use água bruta do Rio Paraopeba até a cidade de Pompéu, na Região Centro-Oeste, onde está Retiro Baixo.
Nesta quinta-feira (21), de acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, subiu para 210 o número de mortes confirmadas em Brumadinho, e outras 96 pessoas continuavam desaparecidas.
Por MG1 — Belo Horizonte