Na noite da última segunda-feira, 23 de abril, com plenário cheio aconteceu mais uma sessão plenária na Câmara Municipal de Candiba. Na pauta estava a votação para aprovação das contas do exercício de 2016 onde o gestor municipal seria o Sr. Reginaldo Martins Prado (PSD). A votação foi muito polêmica, logo que rumores já davam conta durante todo o dia na “boca do povo” de que alguns vereadores mudariam de posicionamento em relação à votação anterior que reprovou as contas do exercício de 2015. Houve de tudo na votação, desde a erro no voto até a conflito verbal de dois vereadores.
A secretária da casa, Marta Cilene Santos leu a ata da sessão anterior e logo o Presidente Ivailton da Silva Rocha (PSD) colocou em pauta a votação. A votação se configurou com 5 votos aprovando as contas, sendo que um sexto voto foi contabilizado como aprovando as contas, porém esse voto ficou ilegível pelo fato do vereador não marcar no local indicado, mas ao lado do SIM, deixando a dúvida se seria um voto aprovando as contas ou um voto nulo (Na justificativa, 4 vereadores relataram ter votado reprovando).
No papel, houve 3 votos reprovando as contas. Após a contabilização dos votos o presidente da casa franquiou a palavra para os vereadores justificarem seus votos. O vereador Carlito Anacleto Rodrigues (PRP) foi o primeiro a justificar seu voto favorável, que em seu discurso falou o porquê de ter mudado de opinião em relação à primeira votação, onde havia votado desaprovando, em seguida o vereador Fábio Júnior Veiga de Oliveira (PSD) que também votou favorável as contas justificou sua mudança de opinião em relação à primeira votação.
Mantendo seus votos favoráveis, os vereadores Aleci Moura Silva (PSD), Ivailton da Silva Rocha (PSD) e Noélio de Souza Bebé (PSD) justificou o porquê de aprovar as contas. Mantendo seus votos desfavoráveis as contas os vereadores Jurandy Pereira Bonfim (PP), Gilson Alves Cardoso (PT), Laudelino Rodrigues da Silva (PR), e Deusdete Pereira de Souza (PSB) também justificaram o porquê de manter o voto contra as contas. Um dos votos contrário às contas votou de forma ilegível, porém o voto não modificaria o cenário de aprovação e desaprovação logo que já tinha 5 votos aprovando as contas. Os vereadores Aleci e Jurandi trocaram acusações, vindo a entrar em conflito verbal. (Confira na íntegra todas as justificativas dos vereadores ).
O cenário político de Candiba hoje se figura de duas formas. No cenário com o prefeito Jarbas Henrique (PSD) todos os 9 vereadores são da situação e apoiam o prefeito, já com o líder político e ex prefeito Reginaldo Martins Prado os vereadores mantém suas bases políticas, sendo 5 vereadores de situação e 4 vereadores de oposição.
Por A. Alan Santos/www.portalalopiloes.com.br/