No próximo sábado, 07 de dezembro, às 19h30, acontecerá na câmara de vereadores de Candiba o evento “Noite Literária”, momento em que será lançado o livro “Não Era Gente”, de Kiu Oliveira.
“Não Era Gente” se passa em Pilões, distrito de Candiba, interior da Bahia, e conta histórias de um menino que, no final da década de 1980 e início dos anos 1990, tentou dirigir, nadar, voar, fez de tudo para se tornar gente. Entre um vão e outro, o menino não percebeu o tempo passar, e, quando se viu um homem-feito-faltando-pedaços, recorreu à memória, a única capaz de dobrar o tempo. Reviveu cada parte encontrada do quebra-cabeças do passado, como se fosse tudo o que lhe restasse. A família, os amigos, o quintal, a floresta, a barragem, as caçadas, o futebol, o dinheiro de carteira de cigarros, a chuva, a mesa, a máquina de costura, a falta… O livro costura muitas histórias, de um mundo que ficou para trás. “Nada permanece inteiro.”
Kiu Oliveira nasceu no distrito de Pilões, município de Candiba, Bahia, onde reside atualmente. É graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. Publicou o livro de crônicas Assombros de esperança (Editora Chiado Books) e o romance Anacrônicas dos silenciados (Caravana Editorial).
O evento também contará com a presença da vencedora do TAL (Tempos de Arte Literária) no CEAB, Simone Silva; das professoras: Taty Maques, Geane Pimentel e Beatriz Silva; dos escritores: Gil Martins, Welington Carlos e Avandelson Ferreira – escritor de Guanambi, que lançará o livro “O pássaro Dudu e seus amigos”.
Não fique de fora. Vamos valorizar a nossa cultura.