Um Tucano foi flagrado na manhã desta segunda-feira (19), na fazenda Lagoa das Pombas, região de Pilões, no município de Candiba (BA).
O registro foi feito por Dorivaldo Veiga (Pretinho). Conforme Pretinho, ele estava trabalhando, quando ouviu o barulho de algo em cima de um pé de Nim (Azadirachta). “Quando olhei para cima vi aquele pássaro grande, do qual nunca tinha visto em minha vida. Fiquei maravilhado com tanta beleza”, disse Pretinho. (Clique AQUI e veja o vídeo)
O biólogo Tairacan disse para o Portal Alô Pilões que o animal filmado é um tucano-toco, também conhecido como Tucanuçu (Ramphastos toco), que é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil.
Sobre a ave
Os tucanos são, junto com as araras e papagaios, um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano.
Seu nome científico significa: ave de bico grande como uma espada (Ramphastos) que faz seu ninho no oco/toco do pau (toco).
Alimentação
Sua dieta consiste basicamente de frutas (bananas, mamões) insetos e artrópodes. Em certas ocasiões pode até se alimentar de pequenos macacos, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes.
Inclusive seu bico grande é exatamente para auxiliar ele a pegar sua alimentação dentro dos ninhos. Não tem um bico forte para abrir buracos como muitos imaginam.
Faz seu ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros. Vive aos pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado. Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas.
De larga distribuição em regiões campestres do interior, da Amazônia (Por exemplo Manaus e Foz do Amazonas) ao Paraguai, Bolívia e Argentina; não atinge o litoral nordestino.
Por: Portal Alô Pilões