No último final de semana, dias 2 e 3 de fevereiro, aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité, a eleição do novo coordenador do terço dos homens diocesano e por vicariato.
Ismael Andrade, da Paroquia Nossa Senhora das Dores da cidade de Candiba foi eleito por unanimidade o novo coordenador desse movimento no Vicariato Rainha do Sertão. O candibense é responsável pelas paroquias das cidades de Candiba, Pindai, Urandi, Guanambi, Sebastiao Laranjeiras, Matina, Palmas de Monte Alto, Iuiú e Malhada, onde irá acompanhar, ajudar, resolver e incentivar os grupos das referidas paroquias.
O que é terço dos homens?
O Terço para Homens já é bem antigo no Brasil. Na época da escravidão ele já existia. Eram os escravos que se reuniram com os missionários para rezar o terço. O “Terço dos Homens dos Pretos” é um exemplo disso. Depois, houve grupos isolados de homens que, de quando em quando, se reuniam para rezar o terço. Temos vários exemplos na história da Igreja no Brasil de grupos de homens que se reuniram para rezar o terço. Mas, o novo é a irrupção e expansão missionária do Terço dos Homens Mãe Rainha que surge a partir do Santuário de Schoenstatt, em Olinda/PE.
O terço dos homens tem como objetivo agregar todos os homens para recitar o terço em homenagem a nossa senhora, bem como seguir os ensinamentos do evangelho de Jesus cristo, trazendo, desta forma, os homens para o seio da igreja, conscientizando-os e motivando-os a desenvolver e utilizar o seu pleno potencial espiritual, como também, o social na família e na comunidade.
O terço dos homens agrega todos os homens da igreja, independentemente de cor, raça, estado civil, condição social, bastando, para tanto, venerar com fervor nossa senhora, mãe de todos os homens, tendo Jesus Cristo como centro da oração e como nosso salvador. (Paróquia São Francisco de Assis)
Portal Alô Pilões