Conheça as cinco competências avaliadas na correção da redação do Enem

Prova de redação pode interferir diretamente na nota do Enem — Foto: Eduardo Andrade

Dentro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é uma prova que pode interferir diretamente na pontuação final. Ela tem o valor de 1000 pontos, distribuídos em cinco competências.

Maria Eduarda Melo é estudante e, neste ano, fará o Enem em busca de uma vaga no curso de medicina na universidade pública. Para obter uma nota alta, a sua rotina de estudos para a prova de redação é levada a sério.

“Busco prestar bastante atenção nas aulas de ciências humanas, porque além de conter conteúdos que caem no primeiro dia de prova do Enem, são matérias que proporcionam múltiplos repertórios socioculturais, imprescindíveis para se obter uma boa nota na redação”, explica.

A estudante entende que praticar é fundamental para ter um bom resultado na prova de redação.

“Produzo, no mínimo, um texto por semana, sempre atenta às dicas dos corretores e realizando a reescrita, com o intuito de corrigir meus erros e aprimorar meus argumentos.”

Maria Eduarda Melo vai disputar uma vaga para o curso de medicina — Foto: Arquivo pessoal

Competências

Em 2021, a redação será cobrada no primeiro dia do Enem, juntamente com as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Por isso, para você ficar por dentro das competências e se dar bem, convidamos a professora Mary Sathler, de linguagens, que vai apresentar as cinco competências avaliadas na correção:

  • A primeira competência irá avaliar o domínio da modalidade formal da Língua Portuguesa;
  • A segunda competência abrange a compreensão da proposta de redação, incluindo a análise e abordagem completa do tema, o domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, assim como a presença de repertório sociocultural para fundamentar o ponto de vista que será defendido;
  • A terceira competência analisa a coerência do texto, ou seja, a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa da argumentação;
  • A quarta competência aborda a coesão da redação, sendo importante utilizar, de maneira adequada e diversificada, os recursos coesivos que garantem a conexão de ideias tanto entre os parágrafos quanto dentro deles;
  • Por fim, a quinta competência irá avaliar a elaboração de proposta de intervenção para os problemas dissertados na redação, sendo importante apresentar uma proposta completa, detalhada e que respeite os direitos humanos.
Por Samuel Martins, g1 Vales de Minas Gerais — Governador Valada