O curso online “100 Anos de Poesia Modernista” tem inscrições gratuitas até dia 25 de março. O objetivo é promover um passeio estético pelo modernismo e apresentar ferramentas de leitura, análise e interpretação de manifestos, poemas, conferências e outros textos do movimento, aprofundando conhecimentos acerca de uma poética que tanto marcou os rumos da literatura brasileira.
Os interessados devem fazer a inscrição no site do curso. Concebido e guiado pelo poeta, professor e mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Felipe Neiva, o curso será composto por cinco aulas, que serão transmitidas na internet, de 29 de março a 26 de abril.
Toda terça-feira, às 18h, será disponibilizada uma nova aula, que poderá ser acessada pelo público a qualquer momento.
Felipe Neiva vai apresentar elementos que buscam facilitar a compreensão dos processos plurais e, muitas vezes, contraditórios da poética modernista.
O foco do curso 100 Anos de Poesia Modernista é na primeira geração do movimento (1922-1930), e em autores como Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Ribeiro Couto, Raul Bopp, Luiz Aranha, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, mas também serão abordados desdobramentos em movimentos posteriores, como o Concretismo, o Tropicalismo e até mesmo a poesia contemporânea.
“O curso integra as comemorações, mas sem um olhar ufanista, e sim a partir de uma postura crítica que nos permita pensar as contradições, abraçar o que é difícil e tornar essa discussão acessível para o maior número de pessoas interessadas em pensar nossa cultura e arte”, comentou Felipe Neiva.
O projeto é direcionado prioritariamente a professores, bibliotecários e mediadores de leitura. No entanto, a participação é aberta a estudantes, universitários, artistas e demais interessados no tema.
Como a poesia lírica
Sobretudo a do início do século XX – é inseparável da música, cada aula ganhará uma playlist no Spotify, na qual composições representativas daquele período serão apresentadas, a exemplo da música popular brasileira (que influenciou Villa-Lobos) e da música de vanguarda europeia (dodecafonismo, futurismo, entre outros).
“Essas composições e seus estilos impactaram, de forma direta ou indireta, a escrita desses poetas e funcionarão como uma forma de enriquecer o repertório sonoro e de ampliar a experiência com os textos poéticos”, disse Neiva.
O curso terá duração total de 7,5 horas e as pessoas inscritas que completarem 70% da carga horária oferecida terão direito a um certificado de participação.
A iniciativa 100 Anos de Poesia Modernista foi contemplada pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço
O quê: Curso online 100 Anos de Poesia Modernista, com Felipe Neiva
Quando: De 29 de março a 26 de abril; novas aulas disponibilizadas toda terça-feira, às 18h.
Onde: Canal na internet
Inscrições: Até dia 25 de março, através do link ou pelo e-mail [email protected]
Quanto: Gratuito, com direito a certificado de participação.
Por g1 BA