Dois casos suspeitos do novo coronavírus (Codvid-19) estão sendo investigados em São Félix do Coribe, na região Oeste da Bahia.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde Ana da Silva Ferreira, trata-se de um casal apresentando quadro clinico de síndrome gripal, que relataram viagem recentemente em Cruzeiro Marítimo (Santos-Montevidéu, Buenos Aires-Punta Del Leste- Santos) entre os dias 1/3 e e 8//3, cuja tripulação seria de origem italiana e camareiros asiáticos.
Os pacientes foram atendidos no Hospital Municipal Dr José Bastos, na segunda-feira (9). A unidade prestou a assistência necessária, seguida de notificação dos casos, mantendo o casal em isolamento domiciliar (quarentena). Após avaliação da diretora clínica e orientação do caso pela CIEVS-Bahia e Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia-SUVISA, os pacientes aguardam em domicílio coleta dos exames e procedimentos necessários.
Confira a Nota
A Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Coribe-BA vem através de Nota Oficial, esclarecer e prestar informações a população quanto ao CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS (COVID-19) ocorrido no dia 09/03/2020. Trata-se de um casal apresentando o quadro clínico de síndrome gripal e relatando viagem recente em cruzeiro marítimo (roteiro: Santos – Montevidéu – Buenos Aires – Punta del Leste –Santos) entre os dias 01/03/2020 e 08/03/2020, cuja tripulação seria de origem italiana e camareiros asiáticos. O primeiro atendimento ocorreu no Hospital Municipal Dr José Bastos, deste município, em 09/03/2020, onde foi prestada assistência necessária, seguida de notificação dos casos e mantendo-os em isolamento domiciliar (quarentena), seguindo assim, todas as instruções de Manejo Clínico do Coronavírus, do Ministério da Saúde. Após avaliação da diretora Clínica e orientação do caso pela CIEVS-Bahia e Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do stado da Bahia-SUVISA, os pacientes aguardam em domicílio coleta dos exames e procedimentos necessários. Segundo Ministério da Saúde, é classificado caso suspeito paciente apresenta quadro clínico de febre associada a sintoma respiratório, com histórico de viagem (nos últimos 14 dias) para regiões monitoradas: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Iran e Emirados Árabes Unidos. É importante que a população também se informe sobre a doença, conheça os sintomas, saiba Como se prevenir e evite a propagação de fake News. Para tranquilização da população todas as ações de medidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde . Nos disponibilizamos para maiores esclarecimentos.EDIÇÃO: MATEUS SOUZA