Na sexta-feira (28), foi realizada a primeira Cirurgia Ortognática pelo SUS de Guanambi (BA), no Hospital Nova Aliança. Essa cirurgia corrige o mal posicionamento dos ossos da face, seja maxila, mandíbula ou ambos.
Ao contrário do que muitos imaginam, a Cirurgia Ortognática não é somente estética, mas principalmente funcional. Os pacientes podem apresentar dificuldades de respirar, mastigar, falar, dormir, dores nas Articulações Temporomandibulares (ATMs), bem como queixas estéticas.
Por ser uma cirurgia que demanda alta capacidade técnica do cirurgião e materiais de alto custo (placas e parafusos de titânio para fixação), a Cirurgia Ortognática é vista como inalcançável. Na Bahia, é possível fazer essa cirurgia pelo SUS em Salvador, e agora em Guanambi.
O Dr Yuri Slusarenko, Cirurgião Bucomaxilofacial e Ph.D. pela USP, realizou esse feito: um grande avanço para o sistema de saúde público do interior da Bahia. “Eu atendi a paciente no Centro de Especialidades Odontológicas de Guanambi e ela se queixava de fortes dores nas ATMs e muita dificuldade de fechar os lábios. Agora, depois da cirurgia, tudo isso vai mudar”.
A paciente I.M.T.O., 26 anos, diz ter realizado seu grande sonho, e ainda pelo SUS. A Cirurgia Ortognática durou 2 horas e 30 min e foi conduzida pelos Drs. Yuri Slusarenko e Renato Assunção (anestesista) no Hospital Nova Aliança cujo lema é Humanização e Qualidade.
Vídeos:
Fonte: Assessoria de Comunicação