Um homem de 54 anos, identificado como Osmar Alves Sousa, foi preso suspeito de furto mediante fraude e estelionato, na manhã da última quarta-feira (26), no Centro de Candiba (BA).
Osmar foi localizado por uma equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), por volta das 11h, em uma loja localizada à Rua Ana Maria Reis, próximo à Praça do Mercado. A PM chegou até o suspeito após denunciais de que ele estaria com diversos cartões bancários, .
Ao perceber a presença dos policiais, Osmar tentou se esconder, mas foi abordado. Durante buscas, a PM encontrou em posse de Osmar cinco Cartões Eletrônicos do Bradesco e três Cartões Chave de Segurança do referido banco, além de três simulacros de cartões também do Bradesco e quatro xerox de cartões do mesmo banco, que estavam recortados no mesmo formato do cartão original, com nomes diversos de vitimas.
Ainda foi apreendida a quantia de R$ 2.515,00 em notas de 100, 50, 20, 10 e 5. No bolso de Osmar foram encontradas anotações diversas de números à caneta, em extratos de saques e empréstimos, feitos em diversas cidades da região, a exemplo de Caculé, Pindaí e outros municípios, dando a impressão de que ele também estava aplicando golpes nessas cidades.
Conforme informações obtidas pela reportagem do Portal Alô Pilões, em alguns casos Osmar observava a vítima em filas de banco, seguia e oferecia vantagens em relação a empréstimos. Após a vítima entregar o cartão (na maioria da vezes com senha) para Osmar, ele fazia a troca dos cartões, entregando um cartão de outra pessoa ou simulacro de cartão. Um idoso de 75 anos, que teve o cartão furtado, relatou que Osmar realizou o empréstimo fraudulento de R$ 22.054,34.
A PM realizou também a apreensão de um GM/Onix, cor prata, placa QIG-6F56, que estava com Osmar. Ele, que é natural de Araçuaí, em Minas Gerais, foi conduzido e apresentado na delegacia para adoção das medidas legais cabíveis.
Alerta
Idosos são alvos comuns de golpes financeiros em bancos e para se proteger, é importante ter cautela, não aceitar ajuda de desconhecidos, não fornecer informações pessoais ou bancárias a estranhos.
Por: Portal Alô Pilões