Oito municípios do Norte de Minas Gerais poderão contar com a atuação de novos delegados da Polícia Civil a partir deste mês de outubro. Os profissionais irão atuar em Januária, Manga, Montalvânia, Monte Azul, Porteirinha, Jaíba, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas.
Jurandir Rodrigues, chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, que abrande os oito municípios, explica que os profissionais foram destinados a esses locais com o objetivo de atender ao déficit das delegacias no interior de MG. A região Norte foi a que recebeu maior número de delegados e passa a contar com 50, distribuídos em 19 comarcas.
“O delegado de Polícia Civil é o gestor da unidade policial e o presidente das investigações. Antes de ser imprescindível na condução dos trabalhos da delegacia, é de extrema importância para o enfrentamento com qualidade dos índices de criminalidade e é o responsável pela promoção da segurança pública”, destaca.
Sem delegados há cinco anos
Alguns dos profissionais foram designados para municípios que ficaram sem delegados titulares por cinco anos, como Montalvânia, Monte Azul e Porteirinha. Os locais eram atendidos por profissionais de outras delegacias.
“Delegados, em acúmulo de atribuição com outras unidades policiais, vinham conduzindo as investigações dando prioridade aos fatos relevantes. Com um delegado titular nessas unidades policiais, todo e qualquer delito poderá ter a devida atenção por parte da Polícia Civil”, fala Jurandir Rodrigues, que ainda tem a expectativa de receber mais profissionais oriundos dos cursos de formação de investigadores e escrivães, que estão sendo realizados.