O Secretário Fábio Vilas-Boas falou, em entrevista ao Jornal da manhã, nesta quarta-feira (18), sobre o aumento do número de casos de Covid-19 na Bahia.
De acordo com o secretário, o número diário de novos casos é considerado elevado e já causa preocupação.
“As pessoas precisam parar e perceber que nós temos mais de 1000 casos novos todos os dias, nós temos pessoas que estão sendo internadas. Não tem morrido tanto quanto morreu no começo, porque nós aprendemos a manejar essa doença melhor. A taxa de letalidade tem se mantida baixa, mas as pessoas têm sofrido. Os hospitais particulares da mesma forma, como aconteceu no começo, estão começando a apresentar uma elevada taxa de ocupação. Alguns tiveram que reabrir suas UTIs de Covid”, diz o secretário.
Vilas-Boas atribui esse aumento a aglomerações que estão sendo realizadas através de festas e aglomerações em campanhas eleitorais.
“Nós estamos vendo o reflexo do que enfrentamos ao longo dos últimos 60 dias, durante a campanha eleitoral. O descontrole que aconteceu no interior, por mais que medidas fossem adotadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), elas não surtiram efeito, e nós tivemos uma campanha com muitas pessoas nas ruas, aglomerações. Mas não foi apenas isso, as festas, baladas, os encontros familiares, o reencontro de amigos”, diz.
Diante das aglomerações, o secretário antecipa a preocupação com as possíveis confraternizações de fim de ano.
“Eu chamo atenção para isso que vamos enfrentar a partir de dezembro, que são as confraternizações de fim de ano. No ano passado nós não tivemos a pandemia em dezembro, vamos enfrentar agora o nosso primeiro Natal, primeiro final de ano em plena pandemia. Ela não acabou, nós continuamos com taxas de ocupação hospitalar elevadas, nós continuamos com o número de pessoas internadas próximo de 500, sem cair, e nós continuamos com um número de casos novos todos os dias muito levado”, afirma.
O secretário também fez um alerta sobre as festas de final de ano, destacou a importância de frequentar os lugares de forma responsável e anunciou o plano para criação de um projeto voltado para o verão da Bahia este ano.
“Temos notícias de réveillon, estão sendo vendidos centenas e até milhares de ingressos. Já advirto aos organizadores e a quem está comprando que há um grande risco de isso não ocorrer. Temos que programar o verão, e para isso nós vamos fazer uma reunião dentro do governo, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo, Bahiatursa, para poder alinhar internamente um projeto que nós vamos chamar de ‘Verão Responsável’. E na sequência trabalhar junto com as entidades organizando o turismo, dentro de um plano de enfrentamento da Covid-19”, conta.
Por TV Bahia