Ônibus de empresa de turismo que tombou na Bahia e deixou cinco mortos e 37 feridos não foi liberado para viagem

O ônibus que tombou na BA-670, entre as cidades de Itapetinga e Potiraguá, no sudoeste da Bahia, deixando cinco pessoas mortas e 37 feridas, não tinha licença expedida pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) para a viagem.

Segundo a Agerba, a lista de passageiros encontrada no veículo que se envolveu no acidente confere com a informada à agência reguladora para o ônibus de placa JST9493, para o qual foi expedida licença de viagem com itinerário de Barra do Choça x Porto Seguro, na quarta-feira (21).

No entanto, o ônibus que se envolveu no acidente tinha placa PJN9323. A Agerba informou que após uma análise preliminar, acredita que o veículo tenha sido trocado.

A Agerba afirmou ainda que expediu licenças de viagens para oito ônibus da empresa Novo Horizonte, mas nenhuma dessas para o veículo envolvido no acidente.

Acidente deixa 5 mortos no sudoeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

 

Questionada sobre a falta da licença, a empresa Novo Horizonte afirmou que como o ônibus apresentado na licença não apresentou os requisitos para realizar a viagem, providenciou um veículo aprovado em “inspeção técnica de empresa independente, que atestou as condições mecânicas adequadas e regulares do ônibus”.

A empresa Novo Horizonte informou ainda que embora as causas do acidente estejam em apuração, “não há indício que aponte para falha mecânica, mas sim às más condições de sinalização agravada pela forte chuva”.

O acidente

Conforme apuração da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, o coletivo fazia parte de um comboio de turismo com oito ônibus, transportava 46 passageiros e seguia de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano, para Porto Seguro, no extremo sul do estado.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) da região, o veículo tombou pouco antes da ponte do rio Pardo e foi parar às margens do rio. No entanto, não há detalhes do que teria causado o acidente.

Por volta das 8h desta quinta, as vítimas ainda estavam sendo socorridas e encaminhadas para hospitais de Potiraguá e Itapetinga. Duas retroescavadeiras foram utilizadas para facilitar o acesso ao ônibus.

Equipes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da PRE estiveram presentes no local.

Além disso, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para identificação das vítimas e demais procedimentos legais.

Ônibus tomba e deixa mortos no sudoeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Sudoeste
Saiba quem são as vítimas do acidente que provocou a morte de 5 pessoas em rodovia na Bahia — Foto: Redes sociais

As cinco pessoas que morreram após o acidente foram identificadas. Entre as vítimas estão uma criança de 7 anos e uma professora da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb).

Confira abaixo os nomes confirmados pela Polícia Civil. As imagens foram checadas com o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

  • Helena Andrade da Silva e o companheiro Luís Carlos Rodrigues. Os sepultamentos do casal ocorrerão nesta sexta. A mulher será enterrada na cidade de Belo Campo e o homem em Vitória da Conquista.
    Luís Rodrigues e Helena Andrade estão entre as vítimas de acidente na BA-270, na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

     

  • Iraci Gonçalves da Silva, terá o corpo sepultado nesta sexta em Barra do Choça
    Iraci Gonçalves é uma das vítimas de acidente na BA-270, na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

     

  • Priscila Farfan Barroso, de 43 anos, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Vitória da Conquista, será sepultada nesta sexta, em São Paulo.
    Professora Priscila Farfan foi uma das vítimas de acidente na BA-270, na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

     

  • Manuella dos Santos Pina, de 7 anos, estudante, de Cândido Sales, onde será sepultada nesta sexta. A criança estava acompanhada da mãe, Larissa Evelin dos Santos Pina, cujo estado de saúde não foi informado até o momento.
Manuella Pina foi uma das vítimas de acidente na BA-270, na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, apurou que 37 pessoas precisaram de atendimento médico após o acidente, algumas com ferimentos leves e outras com ferimentos mais graves.

Os pacientes foram encaminhados para hospitais de Potiraguá, Itororó, Itapetinga e Vitória da Conquista, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dessa última cidade.

Dez passageiros deram entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Até a tarde desta sexta-feira, cinco tiveram alta hospitalar . Duas estão com estados de saúde considerados graves e outras duas críticos.

No Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, 25 pessoas foram atendidas. A maioria com quadro de saúde estável.