PF deflagra operações em Palmas de Monte Alto e mais 3 cidades da BA em combate a fraudes com licitações

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã desta terça-feira (19/09), duas operações contra o desvio de recursos públicos nas cidades de Palmas de Monte Alto, Aracatu, Riacho de Santana e Botuporã. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, agentes da PF cumprem 15 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de condução coercitiva e oito de medidas cautelares. Segundo os investigadores, a operação apura fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação diária nas dependências de prédios pertencentes aos municípios de Aracatu e de Palmas de Monte Alto entre os anos de 2014 e 2017.

Em Palmas de Monte Alto, a operação foi batizada de Syagrus. Conforme apuração da PF, entre abril de 2014 e maio de 2016, a referida prefeitura teria repassado à empresa a quantia total de R$ 652.297,20 (seiscentos e cinquenta e dois mil, duzentos e noventa e sete reais e vinte centavos). As investigações apontam que a mesma empresa – vencedora das licitações nos dois municípios – era de “fachada” e que muitos dos empregados contratados seriam “fantasmas” ou prestariam serviços em estabelecimentos desativados. Ainda segundo a PF, os valores recebidos pela empresa eram repassados a servidores municipais ligados ao ex-prefeito de Palmas de Monte Alto, Fernando Nogueira Laranjeira (PMDB), ou aos familiares do atual prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD), que utilizavam apenas parte do dinheiro para remunerar pessoas da zona rural ou adolescentes para a execução do objeto do contrato. O restante era apropriado “indevidamente”. Segundo a PF, foram afastados das funções públicas os atuais prefeito e secretário de Administração e Finanças de Aracatu e servidores públicos de Palmas de Monte Alto.

As operações foram batizadas de Chronos e Syagrus. O nome Syagrus é uma referência à árvore palmeira catolé, abundante na época de fundação do município de Palmas de Monte Alto. Já Chronos é referência à deusa do tempo, já que a origem do nome Aracatu significa “tempo bom, tempo firme”.

O delegado Dr. Rodrigo Kolbe, chefe da Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, concedeu entrevista coletiva, esclarecendo sobre as operações. Confira:

A reportagem da Rádio Visão FM tentou manter contato via telefone com o ex-gestor para comentar sobre o caso, mas até o momento não obteve êxito. O espaço continua à disposição.

 

Fonte: Vilson Nunes/Sudoeste Bahia

Deixe um comentário