Pindaí: Homem é preso pela CIPE Sudoeste após ser flagrado com arma e notas falsas

Pindaí: Homem é preso pela CIPE Sudoeste após ser flagrado com arma e notas falsas

Foto: CIPE Sudoeste – Divulgação

Um homem foi preso pela Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (CIPE – Sudoeste), na madrugada deste domingo (18), por volta das 04h40min, em Pindaí, na região sudoeste da Bahia.

A guarnição realizava policiamento especializado na cidade, abordando ônibus intermunicipais, com intuito de coibir a entrada de materiais ilícitos. Durante a ação policial, ao serem realizadas buscas em um dos passageiros, foram encontrados:

  • 01 arma de fogo, pistola calibre 6.35, marca Bereta;
  • 01 carregador de pistola 6.35;
  • 06 munições intactas, calibre 6.35;
  • 01 algema;
  • 46 cédulas falsas de 100 reais;
  • 01 celular da marca Samsung;
  • 01 carteira com documentos pessoais e cartões bancários;
  • 02 malas com roupas e pertences.

O suspeito e todo material encontrado em seu poder foram apresentados à autoridade policial, na Delegacia de Guanambi, para a adoção das medidas cabíveis.

Alerta: Notas Falsas Circulação

Estão circulando notas falsas de Real em nossa região. Para evitar golpes, verifique sempre as notas que você recebe, especialmente as de maior valor.

Como identificar notas falsas:

  1. Toque e sinta a textura

    As notas brasileiras têm uma textura única, produzida pelo uso de técnicas de impressão especiais. Passe os dedos sobre a nota para sentir a rugosidade e as saliências.

  2. Observe a marca d’água

    Todas as cédulas brasileiras contêm uma marca d’água com a representação do animal no centro da nota. Incline a nota para visualizar a marca d’água, coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota, em tons que variam do claro ao escuro.

  3. Verifique a marcação de autenticidade

    Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. Mas repare: o fio só está presente nas cédulas

    de 10, 20, 50 e 100 reais. Nas cédulas de valor mais alto, há uma faixa holográfica para mudança de cor conforme a posição da nota. Incline a nota e observe se a faixa muda de cor de acordo com o ângulo.

  4. Examine a impressão em alto relevo

    Partes da nota têm elementos em alto-relevo, sentidos ao tocar. Passe os dedos sobre áreas específicas para sentir o relevo em algumas áreas da nota: na frente, na legenda “República Federativa do Brasil”, nas laterais e nos números indicativos de valor (nas notas de 10 e 20 reais, somente no número inferior esquerdo). Nas notas de 20, 50 e 100 reais, é possível sentir o relevo também no verso: na legenda “Banco Central do Brasil”, no animal e no número indicativo de valor.

  5. Analise a microimpressão

    Utilizando uma lupa, observe áreas com microimpressões, especialmente nos detalhes ao redor da figura representada na nota. Textos pequenos e detalhes complexos são difíceis de replicar em falsificações. Por exemplo, coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota.

  6. Confira a fluorescência

    Sob luz ultravioleta, elementos fluorescentes devem se tornar visíveis. As cédulas de real brasileiro apresentam diferentes cores e padrões sob essa luz. Verifique se o número do valor da nota aparece na frente.

  7. Desconfie de notas danificadas ou muito gastas

    Muitas vezes, notas falsas são introduzidas no mercado disfarçadas como notas danificadas. Fique atento a notas excessivamente gastas, rasgadas ou com características inconsistentes.

  8. Use dispositivos eletrônicos de verificação

    Em ambientes comerciais, utilize canetas detectoras de notas falsas ou máquinas eletrônicas de verificação, pois elas podem identificar características específicas das cédulas autênticas.

Se desconfiar de uma nota, não a aceite e comunique as autoridades.

Por: Portal Alô Pilões