Deve voltar a chover em Guanambi a partir desta quarta-feira (3), segundo previsões dos modelos meteorológicos e dos institutos de meteorologia. A expectativa é para a ocorrência de pancadas de chuvas rápidas e isoladas, no entanto, podem ocorrem temporais, principalmente no fim da semana.
A chance de chuva vem após o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) perder força sobre o interior do nordeste e permitir o avanço da umidade para áreas do Oeste e Centro-Sul Baiano. Nesta terça-feira (2), a nebulosidade já aumentou, elevando a umidade relativa do ar e as temperaturas para acima dos 34ºC.
Caso as condições continuem favoráveis para precipitação, o acumulado nos próximos dez dias em Guanambi pode variar de 70 a 120 mm. Esta previsão tem renovado a esperança de agricultores e criadores, pois desde o final de novembro as chuvas têm sido mais escassas na região e as previsões para o restante da temporada chuvosa são pouco animadoras.
Com o aumento nos preços de produtos alimentícios, principalmente a carne bovina, muitos produtores se animaram em aumentar a produção. Após o fim da primavera com bons volumes de chuva, o sinal de alerta foi acesso para o risco de prejuízo com as culturas e com as pastagens.
Em janeiro, a precipitação ficou bem abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior. Foram 96 mm, distribuídos nos dias 9, 10 e 12. Em 2019 foram 338 mm. o acumulado registrado desde o início da estação chuvosa em outubro é de 43 mm, sendo novembro o mês responsável por metade da precipitação, 216 mm.
Por Tiago Marques/Agência Sertão