Previsão aponta possibilidade de pancadas de chuva em Guanambi e região nos próximos dias

Fonte: Agência Sertão

As previsões meteorológicas estão apontando a possibilidade da ocorrência de novas pancadas de chuva em Guanambi e Região a partir desta quinta-feira (1º). Segundo os institutos de meteorologia, a chance maior de ocorrência de chuvas é na sexta-feira (2).

Já na noite desta quarta-feira (31), muitos relâmpagos e trovões foram avistados e ouvidos ao noroeste da cidade. Dados obtidos por meio do radar meteorológico apontaram formação de chuva na região de Igaporã.

O acumulado até domingo pode variar entre 20 e 40 mm. No entanto, pode haver apenas pancadas isoladas, não atingindo toda a região, assim como pode haver temporais em algumas localidades.

Os meteorologistas apontam a tendência de quebra do bloqueio atmosférico, causado pela atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas), que ficou estacionada entre o litoral norte do Sudeste e o litoral da Bahia durante praticamente todo o mês de março, tornando escassas as chuvas na região.

Além disso, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já se encontra em formação no oceano, irá canalizar a umidade, principalmente para o sudeste do país, que a depender de sua localização mais ao norte do oceano atlântico pode beneficiar as diversas regiões da Bahia.

As previsões apontam ainda que esta deve ser a última chance de chuva um pouco mais expressiva na região antes do período seco, normalmente iniciado com o avanço do outono. As condições climáticas podem continuar favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva até por volta do dia 10 de abril, mas as maiores precipitações devem ocorrer na região Sudeste do País

Outro fator que pode contribuir para a formação de nuvens carregadas é o calor excessivo registrado nos últimos dias. Nesta quarta-feira, o termômetro da estação meteorológica do Inmet, localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, marcou máxima acima dos 36ºC. Nesta quinta-feira, as temperaturas continuam altas e tendem a cair um pouco a partir de sexta-feira (2).

Temporada chuvosa

De outubro de 2020 a março de 2021, foram registrados 755 mm na cidade. O mês mais chuvoso foi fevereiro, com 313 mm e o mais seco março, com apenas 20 mm. Neste período de seis meses, ocorreram 36 dias chuvosos na cidade. Os dados são do pluviômetro da Agência Sertão, localizado no centro de Guanambi.

Caso se confirmem as chuvas previstas para os próximos dias, o volume acumulado deve chegar próximo aos 815 mm registrados na temporada chuvosa passada.