Por Portal Folha do Vale
Uma avaliação inicial da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), diz que é descartada o caso do idoso internado com suspeita de coronavírus no município de Jacaraci, no Sudoeste da Bahia.
De acordo com a Sesab, o caso não se enquadra nos parâmetros colocados pelo Ministério da Saúde, com base nos protocolos internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS). O paciente foi internado na emergência do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, porém foi transferido em uma UTI aérea na madrugada desta quarta-feira (29) para o Hospital Couto Maia, em Salvador.
A Sesab disse que o idoso segue em atenção e monitoramento, com o quadro de síndrome aguda respiratória grave. Ele é japonês e vive no distrito de Irundiara, município de Jacaraci. Recentemente, ele voltou do seu país de origem, que tem quatro casos oficiais da doença.
Os principais sintomas da doença são: Febre, tosse e dificuldade para respirar.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro;tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.