Por Agência Sertão
A temperatura em Guanambi chegou a 37,8ºC neste domingo (3), o calor veio aliado com a baixa umidade do ar que chegou aos críticos 17%. Esta foi a temperatura mais alta registrada na cidade em 2019, segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no aeroporto de Guanambi.
Os institutos de meteorologia no entanto estão apontando probabilidade de chuva na região a partir desta segunda-feira (4), com maior chance a partir de quarta-feira (6). Caso as previsões se confirmem, o calor deve dar uma trégua e a umidade do ar deve melhorar.
Guanambi está a 37 dias sem chuva generalizada, a última precipitação significativa aconteceu em 28 de dezembro, quando choveu 5 mm. Antes disso, choveu cerca de 40 mm entre os dias 8 e 9 de dezembro, a quase dois meses.
A estiagem já ameça diversas safras na região, o sorgo que começou a se desenvolver bem com as chuvas regulares do final do ano passado sofre com o solo forte. Produtores também relatam perdas significativas nas plantações de melancia e outras culturas.