Início Saúde Profissionais do Hospital Regional da Chapada participam de palestra visando a segurança...

Profissionais do Hospital Regional da Chapada participam de palestra visando a segurança da equipe e dos pacientes

0

São crescentes as iniciativas para a promoção da segurança e da qualidade na assistência à saúde com envolvimento da direção das instituições de saúde até seus colaboradores. Como consequência, a meta de qualidade nos diversos serviços oferecidos à sociedade implica a otimização dos resultados.

Visando oferecer segurança da equipe e qualidade dos serviços, profissionais do Hospital Regional da Chapada (HRC) participaram nesta quarta-feira, 29, no auditório da unidade de uma palestra ministrada por Major Alcântara, da Polícia Militar da Bahia. A palestra teve como tema principal ‘Estratégia em Segurança Hospitalar’.

Durante o evento, Major Alcântara abordou assuntos vivenciados pela equipe do HRC, como: controle de acesso de pessoas, verificação dos documentos de identificação para dar maior segurança e tranquilidade para os profissionais, pacientes e acompanhantes; conferência da veracidade de informações dos usuários, respeito às normas e aos procedimentos operacionais padrão da unidade, entre outros.

A gerente de enfermagem da unidade, Leuza Tavares, informou que o objetivo da palestra foi identificar e conhecer as estratégias para promover a segurança do paciente, acompanhantes e funcionários na perspectiva da assistência no hospital.

“A presença do Major Alcântara e demais profissionais foi bastante positiva. Eles orientaram os colaboradores para que reconheçam e identifiquem as possíveis ameaças, assim como, medidas de prevenção. Entendemos que quando o paciente/acompanhante chega ao hospital quer ser atendido imediatamente, ninguém quer ficar sentido dor, no entanto, todas as unidades de saúde têm protocolos a serem seguidos. Aqui chega pacientes em estado gravíssimos e que são atendidos imediatamente, afinal correm risco de morte, e outros que chegam menos graves. Infelizmente alguns não entendem querem ser atendidos logo e acabam ofendendo os funcionários. Aqui todos que chegam são atendidos, mas, de acordo com a Classificação de Risco”, concluiu.

Após a palestra, houve a interação da equipe com os funcionários do HRC, que na ocasião, relataram o dia a dia onde há em alguns momentos situações com conflitos de paciente e desrespeito à equipe.

Fonte: HRC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui